terça-feira, 7 de dezembro de 2010

*II FEIRA DE ARTESANATO.


Fotos: Amarildo Mayrink.
 
Confirmando o esperado sucesso, aconteceu no domingo, dia 05 de dezembro, a II Feira de Artesanato de Bicas.
Durante todo o dia, o público pôde apreciar e comprar belas obras de arte de artesãos de Bicas, Juiz de Fora, Mar de Espanha, Pequeri e São João Nepomuceno.
O evento mais uma vez foi organizado pela ART'BICAS - Associação dos Artesãos Biquenses e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. 
Sem dúvida, foi uma grande oportunidade para as compras de Natal.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

*110 ANOS DA CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.




Fotos: Amarildo Mayrink

Um dos mais belos patrimônios históricos de nossa cidade acaba de ser totalmente restaurado pela Prefeitura Municipal de Bicas tendo como fonte de recursos o "Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural", em ampla reforma que recuperou toda sua beleza. Trata-se da Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada bem no centro de Bicas. Além da Capela, a Praça dos Aposentados também passará por reformas.


A Capela do Barão de Catas Altas.
A Paróquia São José de Bicas foi criada pelo Arcebispo de Mariana, no dia 21 de novembro de 1921, quando foi desmembrada da Paróquia do Divino Espírito Santo, de Guarará.
Entre as duas mais antigas igrejas da cidade estão a Matriz São José e a Capela do Sagrado Coração de Jesus - a Capela do Barão de Catas Altas - pequena igreja construída em 1900, que completa 110 anos de existência neste ano e foi totalmente restaurada.
A obra foi erguida nos jardins do Barão de Catas Altas, para cumprir uma promessa. Hoje, a Capela, que guarda antigas e belas imagens sacras, como o altar barroco entalhado em madeira e dedicado ao Sagrado Coração de Jesus (que lhe dá o nome), é uma referência do Município.

“E tudo começou nos jardins do Barão...”
Padre Cássio Barbosa de Casto recorda os 110 anos de história de nossa pupila, que se perde neste abençoado aglomerado de Bicas, outrora, “Arraial das Taboas”.
“Nossa pequena Capela do Sagrado Coração de Jesus completou 110 anos de existência. Foi construída em 1900, durante o Brasil República, numa época em que na região havia muitos negros escravos, que foram adquiridos para trabalhar nas lavouras cafeeiras e nos engenhos de cana de açúcar. Os negros que aqui passaram foram grandes guerreiros e muitas mãos negras e habilidosas trabalharam na construção da Capela.
Mas eis que surge uma pergunta: Quem foi o idealizador e efetivador deste projeto? Desta capela?
Foi uma senhora, a filha do famoso Barão de Catas Altas. Conta-se que, há cento e dez anos, um dos netos do Barão esteve muito enfermo. Após muitas noites mal dormidas e muita agitação nas salas da casa grande, a tia do garoto fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo por sua cura. Subitamente o menino ficou bom e como pagamento pela promessa, foi erguida a Capela nos jardins do palacete, ainda no período em que a cidade denominava-se Arraial das Taboas.”
 .
Relato de Padre Cássio Barbosa de Castro, tendo como base de pesquisa o livro de Tombos da Paróquia de São José de Bicas. 
 .


.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...